Angola vai marcar presença, na qualidade de palestrante de honra, na edição de 2026 do Fórum Brasil-África, a realizar-se nos dias 11 e 12 de Novembro, na cidade de São Paulo.
Segundo um comunicado, o convite foi formalizado na segunda-feira, em Luanda, pelo presidente do Instituto Brasil-África, João Bosco Monte. O anúncio ocorreu durante um encontro de cortesia com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, focado no reforço da cooperação bilateral.
O encontro reflecte o interesse mútuo em promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento económico, social e institucional dos países do Sul Global, por meio do diálogo, da partilha de conhecimentos e da construção de parcerias estratégicas.
Durante a audiência, as partes trocaram impressões sobre iniciativas voltadas para o fortalecimento da cooperação entre instituições angolanas e brasileiras, com especial enfoque na promoção da cooperação Sul-Sul e no aprofundamento das parcerias em áreas de interesse comum.
O Fórum Brasil-África 2026 vai reunir representantes do Brasil, de países africanos e de outras regiões do mundo, incluindo membros de governos, líderes empresariais e representantes da comunidade académica, com o propósito de promover o fortalecimento da cooperação internacional, o intercâmbio de experiências e a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.
A edição de 2026 terá como foco o fortalecimento das parcerias estratégicas entre África e o Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a atracção de investimentos, a inovação, a segurança alimentar, a transição energética, a transformação digital e o desenvolvimento sustentável.
O evento visa igualmente reforçar os laços históricos e culturais que unem o Brasil e o continente africano, impulsionando oportunidades de cooperação económica e institucional capazes de gerar benefícios mútuos e contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos países participantes.
