A directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), Nardos Bekele-Thomas, vai efectuar uma visita oficial a Angola, no âmbito da realização, no próximo sábado, em Luanda, da Women in Politics Conference 2026 (Conferência Mulheres na Política).
Organizado pela Associação para o Desenvolvimento Progressivo da Juventude de Angola (ADEJA), em parceria com o Governo da República de Angola e a Organização Pan-Africana das Mulheres, a Conferência Mulheres na Política é um dos mais relevantes fóruns africanos dedicados à liderança feminina, governação e participação política das mulheres no continente.
O encontro vai reunir altas figuras dos Governos de países membros da União Africana, líderes de organizações políticas e do sector privado e representantes de organizações regionais, com ênfase para a AUDA-NEPAD. De acordo com a organização, mais do que uma conferência, este evento será um marco histórico para o continente africano, visando à criação de mecanismos que promovam a participação da mulher nos espaços de decisão.
A deslocação de Nardos Bekele-Thomas a Angola acontece num momento politicamente simbólico para o país, marcado pela assunção do Presidente João Lourenço à liderança do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da AUDA-NEPAD. Bekele-Thomas já esteve em Luanda, em Janeiro deste ano, tendo, na ocasião, sido recebida pelo Chefe de Estado angolano.
A AUDA-NEPAD (Agência de Desenvolvimento da União Africana – Nova Parceria para o Desenvolvimento de África) é o braço técnico de desenvolvimento da União Africana. Sediada na África do Sul, coordena projectos continentais prioritários para acelerar a integração regional e o desenvolvimento sustentável, focando na erradicação da pobreza e na implementação da Agenda 2063.
