O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa desde ontem, no Cairo (Egipto), na 2ª Reunião Ministerial da Parceria Estratégica Rússia- África, para fortalecer o diálogo político e económico entre as partes.

A reunião, cuja abertura oficial acontece hoje com o discurso do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, tem como objectivo acompanhar e impulsionar a execução do Plano de Acção 2023–2026 do Fórum da Parceria Rússia-África, estabelecido após a primeira edição do encontro, em 2019.

O certame, que se realiza pela primeira vez em solo africano, tem como ênfase o desenvolvimento da cooperação nos domínios do comércio, investimento e economia, incluindo oportunidades para aprofundar as relações bilaterais e multilaterais entre a Rússia e África.

Estão previstas participações de mais de 50 países africanos a nível ministerial, além de representantes de organizações regionais africanas.

As principais áreas de cooperação russo-africanas estão definidas no Plano de Acção do Fórum de Parceria para o período 2023-2026 e incluem segurança, energia, comércio, educação, ciência e cultura.

O evento, que congrega representantes ministeriais de mais de 50 países, além de delegados de diferentes organizações e instituições de integração regional africana, vai abordar o estado da cooperação entre a Rússia e os países africanos, na perspectiva de que o alavancar desses laços possa fortalecer uma parceria sustentável que atenda a interesses mútuos.

Dados indicativos apontam que a abordagem da relação entre a Rússia e os países africanos terá como foco a identificação das melhores formas de desenvolver a cooperação conjunta, principalmente, nos sectores do Comércio, Investimento, Energia e Infra-estruturas.

Estima-se igualmente que sejam tratados assuntos relacionados à segurança e à estabilidade de África, bem como o contributo da Rússia para os esforços de paz e desenvolvimento do continente “berço”.

O evento político deverá estabelecer os procedimentos subsequentes para o desenvolvimento da parceria diversificada entre a Rússia e África, e o fortalecimento do seu carácter estratégico.

A reunião deverá, igualmente, servir de antevisão da III Cimeira Rússia-África, prevista para 2026.

De salientar que a I Conferência Rússia-África ocorreu em Outubro de 2019, em Sochi, Rússia.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *