O ministro das Relações Exteriores, representu, esta terça-feira, o Chefe de Estado, João Lourenço, na Primeira Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, convocada para analisar a situação política vigente na República da Guiné-Bissau.
De acordo com uma nota de imprensa do MIREX, o encontro realizou-se em formato virtual e foi presidido pelo Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
Durante a Conferência, os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa expressaram a sua profunda preocupação com a situação política e institucional na Guine-Bissau, tendo aprovado a suspensão total da participação desse país nas actividades da CPL até à retoma da ordem constitucional.
Os líderes manifestam, também, solidariedade fraterna para com o povo da Guiné-Bissau, assim como total disponibilidade para apoiar, de forma concertada, todos esforços que conduzam ao restabelecimento da normalidade institucional nesse país da África Ocidental.
Os Chefes de Estado e de Governo da CPLP saudaram ainda a disponibilidade da República Democrática de Timor-Leste para assumir a Presidência Pro-Tempore da organização, num período desafiante do destino da comunidade.
