O embaixador de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, José Patrício, foi, ontem, acreditado como representante oficial do país na Organização Internacional do Café (OIC).
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Reino Unido, durante a cerimónia de apresentação das cartas credenciais, a directora executiva da OIC, Vanusia Nogueira, explicou, detalhadamente, sobre o funcionamento desta plataforma de apoio e facilitação das políticas de fomento, junto dos países-membros, para adoptarem as melhores práticas de governança na cadeia de produção, consumo e exportação do café.
Vanusia Nogueira sublinhou que a OIC tem uma boa articulação com o Instituto Nacional do Café de Angola (INCA), destacando, igualmente, o facto de o país possuir potencial para o aumento da produção do café, e mostrando-se aberta a colaborar com Angola na adopção de modelos de gestão similares aos implementados por outros Estados-membros.
Por sua vez, o embaixador José Patrício fez uma breve exposição do perfil actual da produção do café em Angola, que após a interrupção, durante o período da guerra, conhece agora um ritmo bastante animador. Revelou que, durante o ano em curso, a produção do café teve uma expansão de 40 por cento.A OIC tem sede em Londres.
