A UNITA diz que o número de crianças fora do sistema de Educação e Ensino em Angola de 5 milhões, supera a população da Namíbia.
PORTAL A JUSTIÇA
“O censo mais recente disponível para a Namíbia é de 2011, que registrou uma população de 2.113.077 habitantes, sendo 43% vivendo em áreas urbanas e 57% em zonas rurais. Estimativas mais recentes para 2024 indicam um aumento para 3,03 milhões de pessoas, enquanto previsões para 2025 apontam para 3,06 milhões de habitantes.
Lamentavelmente em Angola, o número de crianças fora do sistema de Educação e Ensino em Angola de 5 milhões”, disse o líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, que falava durante o banco do final do ano legislativo.
Segundo o deputado, a maioria do povo está mais pobre (17 milhões), passa fome (14 milhões), morre de fome (40.200 de 2017 a 2024), morre de cólera, mais de 5 milhões de crianças fora do sistema de Educação e Ensino, onze (11) milhões de desempregados e 85% da população sobrevive do mercado informal.
O Grupo Parlamentar da UNITA, continuará a assumir-se como frente política de luta com vista a devolver a esperança e a confiança e concretizar a mudança em 2027.
De acordo com o deputado, a Assembleia Nacional precisa de proteger e promover os Direitos Humanos, garantindo que os cidadãos sejam tratados com dignidade e respeito.
Precisa de promover a boa governação, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz.
O deputado defende a aprovação da Lei da Institucionalização Efectiva da Autarquias Locais, fortalecer as Autarquias Locais, garantindo que elas tenham a capacidade de governar de forma eficaz e responder às necessidades dos cidadãos.
