A ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, apresenta hoje, em Roma, Itália, o Plano de Investimento de Angola sobre a Sustentabilidade Alimentar e da Agricultura.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

A apresentação do Plano acontece durante o Fórum de Investimento “Hand-in-Hand” (De mão-em-mão), que arranca hoje na capital italiana, no qual se destaca o potencial do Corredor do Lobito, para fomentar o projecto e atrair investimentos mediante apresentação da capacidade produtiva da referida zona, bem como o forte apoio do Governo às iniciativas para o aumento da produção agrícola e exportação e da aposta no capital humano.

Maria do Rosário Bragança, que marcou presença, ontem, na cerimónia de abertura, que juntou Chefes de Estado e altos representantes de países membros da FAO, chefia a delegação angolana ao evento, que inclui os ministros da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e das Pescas e Recursos Marinhos, Carmem do Sacramento Neto.

O documento partilhado pelos Orgãos Auxiliares do Presidente da República indica, para amanhã, uma apresentação da ministra de Estado sobre tópicos de infra-estruturas e investimentos em ciência e inovação na água, resiliência climática e redução do risco de catástrofes relacionadas com este líquido precioso.

A abordagem acontece durante a reunião de Alto Nível no Segmento denominado “Diálogo sobre Água”, no âmbito do Fórum Mundial da Alimentação, que abriu, ontem, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A participação de Angola no evento sublinha a importância que o Executivo confere aos assuntos globais da segurança alimentar e do combate à fome, visando colher contributos e partilhar experiências para acelerar a transformação do sistema agro-alimentar do país.

O Fórum Mundial da Alimentação, refere o documento, vai contribuir para posicionar o país como um player activo na busca de soluções globais para a segurança alimentar, reforçando o compromisso do Executivo em garantir que o direito à alimentação seja uma realidade para todos os angolanos, em linha com a ambição estratégica de “Fome Zero”.

A presença da delegação angolana em Roma tem incidência, ainda, noutras actividades de grande relevância, como na inauguração da primeira exposição internacional “From Seeds to Food” (Da Semente ao Alimento) e na celebração do Dia Mundial da Alimentação 2025, que assinala o 80.º aniversário da FAO.

O Fórum Mundial da Alimentação é o principal evento da FAO, que assenta nos pilares da Juventude, Ciência, Inovação e Investimento, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *