Um total de 100 casos de cancro da mama e do útero foi registado na província do Cubango desde o ano de 2023 até à presente data, sendo que estes dados, estão a preocupar as autoridades sanitárias na região, informou, ontem, em Menongue, o director provincial da Saúde.
Em declarações à imprensa, durante uma palestra sobre a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e do útero, João Chihinga disse que do total de casos diagnosticados, nove terminaram em morte.
Os pacientes diagnosticados com estas doenças ao nível da província, frisou, estão a receber tratamento em Luanda, nas distintas fases da sua evolução epidemiológica.
Segundo o responsável, durante o período em referência, não foi notificado nenhum caso de câncer da mama aos homens, mas, as autoridades sanitárias, na província, têm estado a redobrar vários mecanismos e acções de sensibilização, no que diz respeito à vigilância epidemiológica e diagnóstico precoce da doença.
O Ministério da Saúde, explicou, vai levar a cabo, nos dias 21 e 29 de Outubro, uma campanha de vacinação contra o cancro do útero às meninas dos 9 aos 12 anos, com vista a prevenir as mulheres desta patologia.
O director do Gabinete Provincial da Saúde referiu que o cancro não deve ser encarado como uma sentença de morte, uma vez que, diagnosticado a tempo, pode ser tratado com sucesso, ga-rantindo qualidade de vida aos pacientes.
João Chihinga apelou às mulheres a procurarem regularmente os serviços de saúde para consultas de rotina, de modo a permitir o diagnóstico precoce da doença, aumentando assim as hipóteses de tratamento e de cura.