A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, prestigiou, na manhã desta Terça-Feira, 20 de Agosto, à sessão de abertura do 12ª Encontro Nacional de Estudantes Universitários (ENEU), num evento que contou com uma Aula Magna orientada por Sua Excelência o Governador da Província de Benguela, Manuel Nunes Júnior.
Sob o lema “Angola – 50 Anos de Independência: O Papel dos Estudantes Universitários no Desenvolvimento Sustentável e na Construção de um Futuro Próspero”, o evento decorre de 19 a 23 do corrente mês, reunindo mais de 500 jovens estudantes universitários de várias regiões do país, sob liderança do jovem Nilton Tima, Presidente da AEUPA. O ENEU é uma iniciativa anual da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola(AEUPA), que promove o debate em torno de temas relevantes para a juventude académica.
Durante a sua intervenção, Danila Bragança destacou o papel decisivo da juventude académica na consolidação da paz, na defesa da democracia e na promoção de uma cidadania activa e responsável. Referiu que a formação superior constitui uma das mais poderosas ferramentas de transformação social. É através dela que os jovens adquirem competências, ampliam horizontes e se tornam capazes de responder aos desafios que o mundo globalizado nos impõe para transformar o conhecimento em desenvolvimento.
No encerramento do acto, a governante reiterou o compromisso do Executivo, em particular do Ministério da Juventude e Desportos, de continuar a implementar medidas de políticas que valorizem o talento juvenil, ampliem as oportunidades de formação e criem condições para que os jovens possam aplicar os seus conhecimentos na transformação efectiva da sociedade angolana, conforme estabelecido no Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025–2027.