A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, prestigiou, na manhã desta Terça-Feira, 20 de Agosto, à sessão de abertura do 12ª Encontro Nacional de Estudantes Universitários (ENEU), num evento que contou com uma Aula Magna orientada por Sua Excelência o Governador da Província de Benguela, Manuel Nunes Júnior.

Sob o lema “Angola – 50 Anos de Independência: O Papel dos Estudantes Universitários no Desenvolvimento Sustentável e na Construção de um Futuro Próspero”, o evento decorre de 19 a 23 do corrente mês, reunindo mais de 500 jovens estudantes universitários de várias regiões do país, sob liderança do jovem Nilton Tima, Presidente da AEUPA. O ENEU é uma iniciativa anual da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola(AEUPA), que promove o debate em torno de temas relevantes para a juventude académica.

Durante a sua intervenção, Danila Bragança destacou o papel decisivo da juventude académica na consolidação da paz, na defesa da democracia e na promoção de uma cidadania activa e responsável. Referiu que a formação superior constitui uma das mais poderosas ferramentas de transformação social. É através dela que os jovens adquirem competências, ampliam horizontes e se tornam capazes de responder aos desafios que o mundo globalizado nos impõe para transformar o conhecimento em desenvolvimento.

No encerramento do acto, a governante reiterou o compromisso do Executivo, em particular do Ministério da Juventude e Desportos, de continuar a implementar medidas de políticas que valorizem o talento juvenil, ampliem as oportunidades de formação e criem condições para que os jovens possam aplicar os seus conhecimentos na transformação efectiva da sociedade angolana, conforme estabelecido no Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025–2027.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *