O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu na manhã desta quinta-feira, em Luanda, o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, Noah Zaring, para passar em revista aspectos ligados ao estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre os dois países.
O encontro realizou-se no edifício sede do MIREX e abordou temas ligados à parceria económica e novas oportunidades de investimento, com realce para atracção de investimentos e o diálogo diplomático permanente.
Durante a audiência, de acordo com um comunicado de imprensa, o diplomata norte americano evocou o papel “extremamente importante” desempenhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, na liderança da União Africana, tendo de igual modo se referenciado sobre o investimento estratégico que o país está a levar a cabo no Corredor do Lobito.
Segundo a nota, os EUA apoiam fortemente o Corredor do Lobito, uma importante rota de transporte e logística na África Austral, que liga o Porto do Lobito, em Angola, ao interior do continente, passando por países como a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.
Os EUA apoiam igualmente as reformas anticorrupção, fortalecimento do Estado de Direito, independência judicial e liberdade de imprensa.
Os Estados Unidos veem Angola como um aliado estratégico e um parceiro-chave para o desenvolvimento africano, actuando em várias frentes como infraestrutura e conectividade continental, segurança alimentar e agricultura resiliente.