O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, apelou neste domingo, 13, no município do Kilamba Kiaxi, a um maior envolvimento da Igreja nos desafios sociais que afligem a população angolana.
O prelado defendeu que a missão cristã vai além das celebrações litúrgicas, devendo traduzir-se em acções concretas em prol da melhoria das condições de vida dos cidadãos.
As declarações foram feitas no final de uma celebração eucarística de Crisma, na Paróquia de São João Calábria, onde Dom Filomeno destacou a necessidade de a Igreja Católica intensificar o seu contributo na vida pública nacional.
“A Igreja deve estar mais próxima dos problemas do povo e contribuir com gestos concretos para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, afirmou o Arcebispo.
Durante a homilia, Dom Filomeno exaltou as virtudes do padroeiro da paróquia, São João Calábria, sublinhando o seu legado na formação de jovens e sacerdotes. Inspirando-se no exemplo do santo italiano, o arcebispo lembrou que o crisma representa um recomeço de vida, especialmente para os jovens.
O líder da Igreja Católica em Luanda fez ainda uma referência ao seu próprio percurso, recordando os trabalhos sociais desenvolvidos no bairro Rocha Pinto, antes de assumir a liderança da Arquidiocese. “Foi ali, como catequista e escuteiro, que compreendi o impacto real da fé quando ela se manifesta em acções concretas junto das comunidades”, disse.
Dom Filomeno alertou ainda para os desafios do mundo actual, marcado por crises de valores, e sublinhou que é na fraternidade, prudência e firmeza de espírito que o cristão deve responder às necessidades do tempo presente.
A Paróquia de São João Calábria é reconhecida pelas suas acções de envolvimento comunitário, incluindo obras de benfeitoria, celebrações de casamentos e promoção da espiritualidade familiar no bairro.