Uma delegação eclesiástica, composta por 44 peregrinos angolanos em missão religiosa e cultural, que se encontrava retida em Tel Aviv, em Israel, na sequência das tensões no Médio Oriente, regressou, na tarde desta quarta-feira, a Angola.

O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, onde foi recebido pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas.

Em declarações à imprensa, Domingos Vieira Lopes explicou que o Ministério das Relações Exteriores acompanhou os peregrinos desde a saída de Israel, passando pelo Egipto e Etiópia, até à chegada a Angola. 

Acrescentou que a operação foi coordenada com as Embaixadas de Angola no Egipto e Etiópia que asseguraram o apoio e protecção durante todo o percurso, apesar das dificuldades, como longas viagens de carro e rotas imprevistas.

Por seu turno, a apóstola Ernestina Matias, responsável pelo grupo, afirmou que receberam constantemente mensagens e chamadas com informações sobre a segurança do trajecto. Destacou, ainda, a importância da fé e determinação demonstrada pelos peregrinos.

O embaixador de Angola em Israel, Nelson Cosme, explicou que todo o processo foi orientado ao mais alto nível pelas autoridades angolanas, sublinhando que a Embaixada actuou desde o primeiro momento, coordenando com instituições locais e regionais, garantindo o cumprimento do protocolo de segurança.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *