O procurador-geral da República (PGR), Hélder Pitta Gróz, apelou, no Dundo, à conjugação de esforços entre os órgãos de segurança na Lunda-Norte para o combate à imigração e ao garimpo ilegal de diamantes, JA.

O magistrado fez o apelo no final da visita de trabalho à província da Lunda-Norte, sublinhando que o índice de imigração ilegal e o aumento de garimpo de diamantes preocupam a PGR , por colocarem em causa a segurança nacional e o crescimento da economia.

“O combate destes crimes não deve ser feito de forma isolada, mas sim envolver todas as forças de defesa e segurança e a população, por se tratar de crimes que ameaçam a nossa economia e a estabilidade do país”, frisou.

Hélder Pitta Gróz disse ser preocupante o elevado índice de imigração ilegal, principalmente por parte dos cidadãos da RDC, que têm invadido zonas com potencialidades mineiras para praticarem, de forma desenfreada, o garimpo de diamantes.

Atendendo aos desafios, o procurador-geral da República sublinhou que a província da Lunda-Norte regista poucos níveis de contrabando de combustíveis em relação às outras zonas do país.

Comparado ao Luau, província do Moxico-Leste e ao Zaire, a Lunda-Norte é a região que menos apresenta registo de contrabando de combustível, apesar da grande extensão fronteiriça com a vizinha República Democrática do Congo.

Hélder Pitta Gróz revelou, por outro lado, que os órgãos de Defesa e Segurança têm envidado esforços no sentido de combater e reprimir os referidos actos, que são considerados ilícitos e prejudiciais à economia do país.

“De forma geral, os trabalhos estão a ser realizados, embora com algumas dificuldades, tendo em conta as condições que existem na província.

O procurador-geral da República reconheceu que a Lunda-Norte está entre as províncias mais extensas do país, com zonas de difícil acesso e sedes municipais distantes uma das outras, condições que dificultam, de certa forma, o trabalho dos técnicos da instituição.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *