A embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, anunciou quarta-feira, em Luanda, que o Presidente da República, João Lourenço, realiza, nos próximos dias, uma visita oficial ao Brasil.
“Vim oficialmente colocar-me à disposição da presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, bem como do seu gabinete e da Comissão de Relações Exteriores deste órgão soberano, especialmente neste momento de preparação para a visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Brasil”, declarou a diplomata brasileira, à saída de uma audiência com a líder do Parlamento angolano.
Em declarações à imprensa, Eugênia Barthelmess afirmou que o Governo angolano deverá anunciar, em breve, a data da visita, que incluirá discussões substanciais em Brasília sobre temas estratégicos para os dois países.
De acordo com a diplomata, a cooperação entre os parlamentos angolano e brasileiro é histórica e está cada vez mais sólida, reflectindo a longa trajectória das relações bilaterais.
A embaixadora destacou ainda que os parlamentos dos dois países têm desempenhado um papel importante na diplomacia bilateral, contribuindo significativamente para o fortalecimento das relações estratégicas.
“A presidente da Assembleia Nacional de Angola tem visitado o Brasil em diversas ocasiões, promovendo, no contexto da presidência brasileira do G20, uma articulação profícua com as lideranças parlamentares brasileiras”, frisou.
Eugênia Barthelmess acrescentou que a cooperação parlamentar entre o Brasil e Angola é dinâmica, confiável e de grande relevância. Ressaltou, também, que o espírito de confiança mútua e a liderança engajada reafirmam o compromisso do Brasil com o aprofundamento da cooperação interparlamentar.
A diplomata sublinhou que esse gesto visa reforçar a coordenação entre o poder legislativo angolano e a Embaixada do Brasil, “especialmente neste momento de preparação para a visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Brasil”.
No campo da cooperação técnica, a embaixadora informou que o Brasil e Angola mantêm iniciativas conjuntas nas áreas de Agricultura, Educação, Segurança Alimentar, Formação Profissional e Saúde.
“Desde minha chegada a Luanda, no final de Setembro de 2024, testemunhei uma intensa movimentação de missões técnicas brasileiras em Angola, assim como de técnicos angolanos no Brasil. Essa troca constante é uma demonstração clara do dinamismo e dos benefícios recíprocos dessa cooperação”, afirmou.
Conferência sobre Mudanças Climáticas
A embaixadora anunciou ainda que, no final deste ano, o Brasil vai realizar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), destacando que se trata de uma reunião global de grande importância na luta contra as mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável.A diplomata reconheceu que Angola e o Brasil partilham trajectórias históricas semelhantes e sublinhou que ambos os países assumem um compromisso comum com o desenvolvimento sustentável.
“Acreditamos que podemos, juntos, unir forças na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, promovendo uma agenda ambiental ambiciosa e solidária. Angola e Brasil, de braços dados, reafirmam a sua parceria estratégica, sua irmandade histórica e sua visão comum de futuro”, concluiu.
Ainda ontem, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu o embaixador de Angola no Uruguai, que foi portador de uma missiva da presidente do Parlamento daquele país.