O antigo secretário-geral do MPLA, Marcolino Moco, alertou na sua página de Facebook, fazendo referência a realidade de Angola, que o silêncio das pessoas boas faz com o mal prevaleça.

O antigo primeiro-ministro, recorreu a coragem de um homem na Uganda que impediu falecido presidente do Uganda Idi Amin Dadá, a mudar o nome do País.

Leia história: “O falecido presidente do Uganda Idi Amin Dadá, queria mudar o nome de Uganda para IDI. Todos no seu Gabinete concordaram porque tinham medo dele. Mas havia um homem chamado Walyamungu. Ele se levantou e disse à Idi Amin: “Sua Excelência conhece um país chamado Chipre?”- Idi Amin retorquiu: “O que é que o Chipre tem à ver com a mudança de Uganda para Idi?”

-Walyamungu respondeu: “Os cidadãos do Chipre se chamam cipriotas. Se mudarmos o nome de Uganda para Idi, nós, os ugandeses, seremos chamados de idiotas!” E o mundo chamar-nos-à de idiotas, o que não somos.

Idi Amin olhou para ele e disse: “Tu é eu, somos os homens mais inteligentes deste gabinete!

O nome do país vontinuará a ser UGANDA, e assim permanece até os dias de hoje.

A voz de Walyamungu era solitária, mas impediu a loucura do ditador mais despótico que a África alguma vez produziu. É para dizer: “

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *