O Serviço de Investigação Criminal (SIC) encerrou, terça-feira, uma clínica privada que realizava cirurgias, de forma ilegal, na Urbanização Vida Pacífica, no Zango 0, município de Calumbo, província de Icolo e Bengo.
Segundo o porta-voz do SIC , superintendente-chefe Manuel Halaiwa, trata-se de uma clínica de estética, que funcionava de forma clandestina no interior de um apartamento, onde eram realizadas cirurgias plásticas e alterações estéticas sem licença para o efeito, tendo a acção culminado com a detenção de cinco cidadãos de nacionalidade vietnamita e um efectivo da Polícia Nacional.
Manuel Halaiwa referiu que o centro de estética realizava alterações ao corpo humano, com recurso a botox e ácido dialoroy, e tinha como principais clientes figuras do mosaico artístico nacional e personalidades bem posicionadas socialmente, devido aos custos elevados das operações.
Dos cidadãos detidos, contam dois supostos profissionais de saúde, dois proprietários, um funcionário administrativo da clínica e um efectivo da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP) da Polícia Nacional, que supostamente dava cobertura à actividade e tentou subornar os agentes do SIC com cinco milhões de kwanzas.
A detenção ocorreu na sequência de uma denúncia anónima, que originou um conjunto de investigações e levou os operacionais do Serviço de Investigação Criminal à clínica de forma clandestina. No local, foram apreendidos equipamentos de trabalho, medicamentos e materiais gastáveis.
Manuel Halaiwa revelou que a investigação prossegue no intuito de detectar as possíveis vítimas das operações ilícitas, determinar a legalização da clínica e a capacidade dos supostos profissionais de saúde de nacionalidade vietnamita.
Os detidos vão ser presentes ao Ministério Público e encaminhados ao juiz de Garantias para os procedimentos subsequentes.