O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, no sábado, 28 de Dezembro de 2024, dois efectivos da sua corporação, afectos a Direcção de Combate aos Crimes Económicos e Contra Saúde Pública, por violação do código de conduta, consubstanciado na realização de uma acção inspectiva a um Estabelecimento Comercial no município de Cacuaco, sem que para tal estivessem mandatados.

O SIC fez saber, nesta quinta-feira, 02, a partir de um comunicado que Jornal Hora H teve acesso, que os efectivos ora detidos faltaram com o dever de honestidade, ao exibir uma ordem de missão forjada, com a falsificação da assinatura do Director da respectiva Área, e inclusão de nomes que não fazem parte da Direcção aonde estão colocados. 

Diante da gravidade dos factos receberam, imediatamente ordem de Detenção e foram presentes ao Ministério Público para posteriores procedimentos legais. 

Por outro lado, foi instaurado o competente processo disciplinar para medidas que se impõem.

A medida cinge-se no seguimento do trabalho que o SIC tem vindo a realizar no quadro da estratégia de pureza interna do Órgão.

O Serviço de Investigação Criminal aproveitou as instâncias para reafirmar que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e em actuação profissional, em respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos, pois a violação destas regras é passível de sanções severas, que vão até a expulsão. 

Daí que o organismo agradece e estimula a permanente denúncia dos cidadãos contra todos os actos que alterem a ordem e tranquilidade públicas.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *