Os rebeldes do M23, que contam alegadamente com o apoiado da República do Ruanda, tomaran o controlo de Masisi, uma cidade-chave no leste da República Democrática do Congo (RDC). A informação foi veiculada pela imprensa congolesa, que cita várias fontes.

O deputado Alexis Bahunga, eleito pelo círculo da província do Kivu Norte disse que, “é com consternação que tomamos conhecimento da tomada do centro de Masisi pelo M23”, afirmou.

A mesma fonte revelou ter sido solicitado ao governo “medidas para restabelecer a autoridade do Estado em todo o território”, numa referência à zona que vive “uma grave crise humanitária”.

Masisi localiza-se a cerca de 80 quilómetros a norte de Goma, a capital da província de Kivu Norte, numa estrada que segue até ao interior do país.

A cidade de Masisi foi tomada pelas forças rebeldes por volta das 14 horas, deste sábado, 4, segundo um residente daquela cidade, identificado apenas por, Mahibdule.

“Fizeram uma reunião aqui na paróquia e disseram-nos que tinham vindo libertar o país”, acrescentou.

No mês passado, estava previsto um encontro entre o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, e o Presidente ruandês, Paul Kagame, numa cimeira organizada em Luanda pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, mediador nomeado pela União Africana (UA) para o conflito entre Kigali e Kinshasa.

O encontro previa apresentação de um acordo “para o restabelecimento da paz e da estabilidade no Leste da RDC”, mas as duas partes não conseguiram chegar a acordo sobre os termos, o que levou ao cancelamento da cimeira.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *