O líder do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, foi empossado, esta sexta-feira, como membro do Conselho da República, pelo Chefe de Estado, João Lourenço.
Na ocasião, João Lourenço referiu que convidou o cidadão Abel Chivukuvuku devido a uma vaga aberta no Conselho da República, na sequência do falecimento do conselheiro, jornalista e escritor, Ismael Mateus, ocorrido na capital, em Setembro, vítima de acidente de viação.
“Entendi preencher essa vaga com alguém que com o seu saber e a sua experiência na vida política poderá reforçar o leque de conselheiros que tem o Presidente, e desta forma, ajudá-lo a superar os grandes desafios que o nosso país tem”, exprimiu o estadista angolano.
No decorrer da cerimónia, João Lourenço deu a conhecer aos membros do Conselho da República, presentes no acto, que está prevista, para breve, mais uma reunião do órgão, onde será abordado o programa dos 50 anos da Independência Nacional, que se celebrará a 11 de Novembro de 2025.
O Conselho da República é órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, no qual fazem parte a Vice-Presidente da República, a presidente da Assembleia Nacional, o Procurador-Geral da República, os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, a vice-presidente do MPLA e entidades da sociedade civil.
O órgão consultivo do Presidente da República, previsto na Constituição, tem a função de aconselhar o chefe de Estado em questões fundamentais para o país.