O Bureau Político do MPLA recomendou, ontem, ao Grupo Parlamentar do partido dos camaradas, para propor à Assembleia Nacional a divisão da província de Luanda, à luz das discussões sobre reordenamento Político-Administrativa do país.

Na proposta de Divisão Político-Administrativa do país, em discussão no Parlamento, prevê-se já a divisão das províncias do Moxico e do Cuando Cubango.

Este facto foi tornado público no final da 10.ª reunião extraordinária do BP do MPLA, que decorreu sob a liderança do Presidente João Lourenço, durante a qual foram apreciadas questões ligadas à vida interna do partido e a situação socioeconómica do país.

O Bureau Político do MPLA apreciou ainda, na ocasião, o estado de preparação do 9.º Congresso da JMPLA, a realizar-se em Novembro de 2024, tendo considerado positivo.

Face à aproximação do 50.º aniversário da Independência Nacional, marco importante para a vida do povo angolano, cujas comemorações iniciam a 11 de Novembro do corrente ano, este órgão do MPLA decidiu realizar um Congresso Extraordinário do partido para proceder a um balanço exaustivo da actividade.

Por este facto, recomendou aos órgãos competentes a convocação, nos termos dos estatutos do partido, para a realização em Dezembro deste ano.

De igual modo, saudou a forma como decorrem as assembleias de renovação de mandatos nas organizações de base e recomendou o contínuo engajamento dos militantes no processo.

  II Jornadas Parlamentares começam hoje na cidade do Cuito

As II Jornadas Parlamentares do MPLA começam, hoje, na cidade do Cuito, Bié, com a finalidade de divulgar a agenda política para 2024, capacitar os deputados sobre os temas mais candentes do país e estabelecer contacto com a sociedade civil.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo primeiro-secretário do Grupo Parlamentar do MPLA, Jorge Ribeiro Uefu, durante uma conferência de imprensa realizada na sede da organização política.

Segundo o deputado, a actividade decorrerá até 28 deste mês e compreende vários momentos, como visita a infra-estruturas económicas e sociais dos nove municípios do Bié, realçando a missão dos parlamentares conhecerem as obras realizadas no âmbito do Orçamento Geral do Estado, aprovado pela Assembleia Nacional.

“Quando visitamos, estamos a desenvolver a acção fiscalizadora que compete à Assembleia Nacional”, acrescentou, frisando que os legisladores vão auscultar as preocupações e aspirações da população.

Sob o lema “MPLA servir o povo e fazer Angola crescer”, o deputado referiu que se trata de um encontro de reflexão e capacitação dos parlamentares, com momento reservado a uma abordagem política e social.

Jorge Ribeiro Uefu anunciou os debates em dois painéis sobre “As Autarquias e a Organização Política e Administrativa do Estado” e “O MPLA como garante do desenvolvimento”.

“De acordo com o quinto item da agenda política do MPLA 2024, o Grupo Parlamentar tem esta incumbência de trabalhar em todos os instrumentos legais que visam a realização das autarquias”, reforçou o deputado.

Presença de 124 deputados

As segundas Jornadas Parlamentares do MPLA começam este sábado, na cidade do Cuito, com 124 deputados do partido que governa Angola.

Durante o conclave, os deputados irão debater temas de interesse da vida política, social e económica do país, ouvir as preocupações que mais afligem a população biena, e percorrer os nove municípios, para constatar o andamento dos investimentos públicos realizados pelo Executivo, nomeadamente, as obras do Programa de Investimentos Integrados nos Municípios.

Vão ainda manter encontros separados com os líderes das diferentes congregações religiosas, sediadas na província do Bié, com realce para o novo bispo da Diocese do Bié, Dom Vicente Sanombo, recentemente nomeado pelo Papa Francisco, com o pastor-chefe da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, David Joel Hombe, e ainda com o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, António Evaristo.

O MPLA venceu as Eleições Gerais de 2022 com 51 por cento dos votos, em que elegeu 124 deputados.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *