Buka Tanda, secretário nacional para Comunicação e Marketing da JURA, defendeu, na cidade do Uíge, a necessidade de se transformar o tema sobre a institucionalização das autarquias num debate público nacional, para elucidar a população sobre as suas vantagens.

O responsável disse haver ainda pouca divulgação sobre o funcionamento das autarquias locais no país, cuja data de institucionalização ainda não foi divulgada.

Por essa razão, entende que a abordagem sobre a institucionalização das autarquias deveria ser abordada com frequência nos órgãos de Comunicação Social e outras instituições, para que mais cidadãos saibam do seu funcionamento, vantagens e outras informações ligadas ao processo.

 O líder da juventude da UNITA manifestou esta preocupação durante a palestra sobre “A importância da institucionalização das autarquias”, dirigida a jovens de vários estratos sociais e membros da sociedade civil.

“Entendemos que a mensagem sobre a institucionalização das autarquias ainda não tem passado como devia, o que faz com que muitos angolanos tenham pouco conhecimento sobre esse assunto”, disse.

Recentemente, o Parlamento angolano aprovou, por unanimidade, as Propostas de Lei de Institucionalização das Autarquias Locais, sobre os Eleitos Locais e da Guarda Municipal, iniciativas legislativas do Executivo.

O Pacote Legislativo Autárquico conta com 13 diplomas que vão regular o exercício do poder autárquico no país, dos quais dez já aprovados pela Assembleia Nacional e publicados em Diário da República.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *