O Governo Provincial de Luanda (GPL) propôs ao Ministério da Educação a alteração dos institutos para escolas técnicas profissionais, com a intenção de permitir uma maior inserção de novos alunos, no quadro do programa de reabilitação e apetrechamento.

O anúncio foi feito pelo governador, após a reunião de preparação do ano lectivo 2024/2025, realizada, terça-feira, entre o GPL e o Ministério da Educação. No encontro, Manuel Homem defendeu a transformação dos institutos Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), Médio de Economia de Luanda (IMEL) e o de Telecomunicações (ITEL).

“Mas, no momento, estamos, ainda, a analisar que escolas podem ser reconvertidas para o ensino técnico. O foco vão ser as instituições em que o número de vagas têm sido reduzidas para novos alunos”, explicou.

TRANSFERÊNCIA

Quanto aos alunos das escolas que vão estar em obras de reabilitação no final de Julho e princípio de Agosto, o governador explicou que o processo de transferência de discentes para outros estabelecimentos de ensino do município de Luanda arrancou antes do início do ano lectivo.

“Todos os alunos vão ser, devidamente, encaminhados para outras escolas da província”, garantiu, além de realçar que o processo já tinha ocorrido antes com os estudantes das escolas Ngola Mbandi, Njinga Mbandi, Ngola Kiluanji e Ngola Nzinga.

De acordo com informações do Ministério da Educação, algumas obras de requalificação vão ser realizadas no quadro do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT II), numa iniciativa do Banco Mundial. A abertura oficial do ano lectivo 2024/2025 acontece no próximo dia 30 de Agosto. As aulas arrancam a 2 de Setembro.

RECUPERAÇÃO

Em relação às casas de passagem construídas no interior das escolas para acolher os seus responsáveis em comissão de serviço, mas ocupadas por familiares destes gestores públicos, o governador garantiu que já estão sobre a alçada das administrações municipais. “Iniciamos com um programa em que já recebemos várias habitações que estão nos recintos escolares e eram habitadas indevidamente por antigos gestores”, garantiu.

Manuel Homem informou que o programa de recuperação dos imóveis públicos vai continuar, incluindo as creches construídas nas centralidades do Kilamba e KK 5000, no município de  Belas, assim como do Sequele, em Cacuaco.

O governador admitiu que ocorreram alguns erros na colocação de professores em outras áreas do sector da Educação, quando questionado sobre o número de docentes, ainda, fora das salas de aula. “Os números indicam que temos de continuar a reorganizar a colocação dos professores”, explicou, acrescentando que é um trabalho permanente realizado pelo Gabinete Provincial da Educação e o GPL.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *