O Partido de Renovação Social (PRS) está a preparar o V Congresso Ordinário, para a renovação dos órgãos do Comité Nacional e eleição do presidente, anunciou, em Luanda, o secretário-geral, Rui Malopa.

POR: A JUSTIÇA

Em entrevista ao Jornal de Angola, o político referiu que o Conselho Político e o Secretariado Executivo vão reunir-se, em breve, para avaliar as condições técnicas, materiais e documentais para que, a seguir, orientem o presidente do partido, Benedito Daniel, a convocar o Congresso.

 “Estamos na fase de preparação. Mais tarde, convocaremos os órgãos para que se realize o Congresso. Antes, será o Comité Nacional a decidir se, de facto, há ou não condições para a realização do Congresso”, disse, reforçando que o “Congresso terá a responsabilidade de renovar os órgãos do Comité Nacional e, fundamentalmente, eleger ou manter a actual direcção”.

Ainda neste contexto, o político sublinhou haver um conjunto de documentos que estão a ser preparados a nível das comissões especializadas na matéria.

“Foram constituídas comissões que estão a tratar de todas as questões documentais, nomeadamente, o relatório do mandato. Quando os documentos estiverem concluídos serão remetidos aos órgãos para a apreciação e, posteriormente, aprovação. É isso que estamos a fazer. A conclusão desses documentos depende muito da celeridade das comissões, mas também tenho a certeza que estarão prontos em breve”, assegurou Rui Malopa.

O secretário-geral do PRS sublinhou, igualmente, que a intenção dos membros do partido “é o de verem o presidente Benedito Daniel a continuar a liderar”, uma vez que trabalhou bastante para a “unificação” da formação política. “O presidente trabalhou bastante na questão do consenso. Hoje, temos muitos militantes que, fruto da determinação do líder, ultrapassaram várias divergências”, frisou o secretário-geral, acrescentando que “muitos desses membros voltaram ao partido”.

 Rui Malopa considerou bastante satisfatório o trabalho de Benedito Daniel, justificando que o partido precisa dos quadros e da mão de todos. “Portanto, vejo que os militantes acham que deve continuar para cimentar ainda mais esta coesão que queremos para fortalecer as estruturas”, acrescentou.

 O secretário-geral lembrou, por último, o 4º Congresso, realizado em Maio de 2017, que fixou, na altura, um mandato de seis anos de presidência para Benedito Daniel, que termina em 2023. Por isso, reiterou a necessidade de se realizar o próximo Congresso no sentido de se renovar o PRS.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *