O Centro de Saúde Ana Paula, uma referência do município de Viana, beneficiou, quinta-feira, de diversos bens hospitalares e apoio ao pessoal médico, numa iniciativa da presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos.

A patrona da fundação, acompanhada de membros da fundação e da Administração Municipal de Viana, entregou, vários materiais, entre os quais camas, berços, cadeiras de rodas, marquesas e bancos hospitalares.

Na ocasião, Ana Paula dos Santos considerou que passados 24 anos, desde a inauguração do centro, era merecido a unidade beneficiar de meios e acções de melhoria para boa recepção dos utentes. 

“Com a ajuda da Fundação Lwini, apoiamos a instituição em relação a melhoria do aspecto interior e também de atendimento à população de Viana e não só”, disse, além de considerar a doação parte da melhoria dos serviços e atendimento humanizado aos utentes.

O director executivo da Fundação Lwini garantiu que a instituição vai continuar a apoiar o  centro, ao qual continuam a considerar um parceiro. O centro, sublinhou, é de grande importância estratégica para o município de Viana. “É um centro de referência, com o qual trabalhamos desde 1994”.

Alfredo Ferreira reconheceu que existe um grande interesse e empenho da Administração Municipal de Viana em manter o bom funcionamento do centro. “Enquanto fundação, vamos continuar a patrocinar o centro”.

VISITA OPORTUNA

O administrador para área Política e Social de Viana considerou a visita oportuna, pois o centro estava a precisar de reforços, quer do ponto de vista de fármacos, quer de bens hospitalares.

Paulo Simão louvou a iniciativa da presidente da Fundação Lwini, referindo que todo o apoio é bem-vindo e necessário, “A satisfação é grande, tanto da parte da Administração Municipal, como da direcção, do centro e da população de Viana. Afinal, todos saímos a ganhar”.

Para a directora clínica do Centro de Saúde Ana Paula, a visita não serviu só para uma recordação, mas também melhorar o funcionamento da instituição, incluindo o pessoal médico.

Ruth Gomes informou que o Centro de Saúde atende, em média diária, 800 a 1.100 pessoas, entre crianças e adultos, nas mais diversas patologias. De acordo com a médica, as doenças mais frequentes são a malária, seguida das doenças diarreicas agudas e as do foro respiratório, especialmente tendo em conta a época chuvosa.

O número de casos de traumatismo por atropelamento e agressão física são, apontou, estão, cada vez mais, a aumentar e o facto tem preocupado a direcção do centro. “Realizámos vários tipos de serviços e, como é um centro de saúde de referência, o afluxo de utentes procurando por socorro, diariamente, é elevado, independentemente de estarmos situados numa zona bastante populosa”, disse.

PROFISSIONAIS

O Centro de Saúde Ana Paula possui um quadro de profissionais constituídos por sete médicos, de várias especialidades, e 153 técnicos de saúde, entre enfermeiros, especialistas de diagnóstico, terapêutico e administrativos.

De acordo com a médica, este número de profissionais não é suficiente. “Mas temos conseguido responder a demanda, na medida do possível. Os casos de maior complexidade encaminhamos para os hospitais maiores, a nível do município”.

O Centro de Saúde, realçou, passou, recentemente, por obras de reabilitação e requalificação. Antes, o local apresentava algumas debilidades em matéria de conservação das infra-estruturas, o que condicionava a execução dos trabalhos dos profissionais. Actualmente, foram feitas melhorias no Banco de Urgência, Sala de Nutrição e sanitários, bem como, na parte exterior, nas áreas administrativas e de utentes.

NATAL ENCANTADO

Este ano, a Fundação Lwini, no quadro das acções solidárias, vai realizar mais uma das suas edições de “Natal encantado”, na comuna de Cabo-Ledo, município da Quissama, onde prevê reunir mais de 500 crianças desfavorecidas, residentes naquela comunidade, para um momento de confraternização.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *