O Governador do Cuando Cubango José Martins do Cuito Cuanavale, passado três anos desde a data da sua nomeação ainda não mostrou se quer um projecto de impacto Sócio Económico do seu mandato.
POR: A JUSTIÇA
O jovem Governador foi a pior aposta de todos os tempos para o Cuando Cubango.Esta nota negativa lhe foi atribuída a cerca de um mês,quando teve um encontro com a Juventude no dia 21 de Setembro de 2023.
José Martins esteve no encontro sem agenda,fê-lo pelo facto de ter se apercebido de uma possível mexida no Executivo Central, para enganar o Presidente da República decidiu falar com os jovens,as Mulheres,os Professores e outras franjas da Sociedade Civil tudo isso pela primeira vez,depois de três anos no consolado da Governação da terra do progresso em via de transformação em curso para a terra amarga do inferno que caminho em passos largos para terras do fim do mundo.
Este encontro com a juventude foi um desastre,porque o que ele ouviu dos jovens não foi boa coisa tomou conhecimento aquele dia que a Juventude do Cuando Cubango não está alinhada com o Governador devido a sua arrogância e tribalismo continua patente na sua gestão primitiva sem o mínimo de sentimento de postura estatal nos seus actos administrativos Governador sem iniciativa, tudo só faz para aparecer e iludir e impressionar o Camarada Presidente da República.
O Povo da Província do Cuando Cubango,principalmente a franja juvenil encontra-se totalmente decepcionada e desgastada com a incompetência 100% de um homem sem visão para dirigir esta Terra do MweneVunongue.A província estagnou repentinamente,no tempo e no espaço, porque a única visão que carrega o Jovem Governador é somente a do tribalista e regionalismo.
Na qualidade de Primeiro Secretário do MPLA utiliza o Partido para maratonas das sanzalas,onde tem insurgindo-se contra todos aqueles quadros da Província com potencial.Um dos Exemplos foi quando atacou publicamente num acto da Campanha Eleitoral realizado no Campo da Banca o General Tchindande(BlackPower)Usando as seguintes palavras:Olham só o General que andou a nos atacar aqui em Menongue no Tempo de Guerra,General levanta para te verem no Povo.

Aquela atitude deixou os Militantes do Partido indignados,uma vez que o General Tchindande fez parte do GURN na qualidade de Governador do Cuando Cubango.Ainda assim não teve um mínimo de sensibilidade e respeito pelo facto do General na reserva BlackPower ser até a data presente um dos assessores do Camarada Presidente da República de Angola, foi a humilhação que ele fez contra o Rei CarlosCangandzi dos Nganguelas do Cuchi em plena sua jurisdição e o seu povo.
José Martins é um jovem totalmente emocionado,que não tem ética governativa, sem talento e sem o mínimo de hermeneutica politica, faz somente o que lhe apetece.Recentemente decidiu vedar a porta Principal do Governo Provincial,servindo de passagem apenas para ele e os seus Vices Governadores.
Proibindo todos os funcionários do Governo Provincial do Cuando Cubango a usarem as portas dos fundos. O excesso de queixas da sociedade civil e com predominancia a juventude que não visualizam nenhum sinal de esperança de desenvolvimento na Província do Cuando Cubango que carece de tudo incluindo harmonia e as boas relações entre os seus habitantes seria um trunfo para unir os Povos que andam numa total desunião.Orientou o Presidente Provincial do Conselho da Juventude para convocar em cima do joelho sem obedecer o tempo prévio, um encontro espontâneo de auscultação sem nenhuma matéria preparada, visto que caso o convite fosse extensivo poderia também aderir aos jovens do centro urbano que demonstram publicamente uma insatisfação da incapacidade governativa da Província,foi dali que o Líder do CPJ seleccionou a juventude das zonas suburbanas a fim de branqueiar o PR de que ele está bem com o povo e está ao lado da Juventude, o que acabou por lhe sair pela culatra,porque a mesma franja dos jovens do bairro diante de uma tamanha coragem e determinação jogaram-lhe tudo na cara sem medo nem receio, o jovem Governador mentiroso foi amplamente criticado pela sua inercia e ineficacia da falta de visao na condução da Província, foi alertado para parar de mentir o Presidente da Republica, foi aconselhado,para com a sua equipe dos Administrador Municipais e mais os seus dois Vices Governadores,enquanto cedo para pedir voluntariamente demissão a fim de dar lugar a quadros que irão se comprometer com as reais causas do Cuando Cubango.
A juventude questionou sobre os grandes projectos publico da autoria do consulado da Governação passada,uma vez que o Governador Jose Martins decidiu extinguir pela raiva e odio, o grande complexo integrado Desportivo da Banca, o campo desportivo do bairro tomaz de Futebol 11 a reformulação do complexo Giminodespotivo de Menongue, a expansão dos grandes pòlosagricolas em todos Município em que em alguns Municipioja estavam a dar frutos, o caso mais flagrante foi no Cuchi na localidade do Chinguanja e Vissati de realçar que estes imponentes investimentos na agricultura tiveram o acompanhamento direito do renomado Vinevala um dos grandes impulsionador da Agricultura em Angola.
Mesmo assim o regionalismo e tribalismo falou mais alto o Administrador do Cuchi Joaquim Assurreira outro Tribalista,mobilizou a População para correr com o empresário Vinevala que teve que abandonar o projeto deixando assim um grande números de chefes de famílias em desempregos.

É assim que queremos apostar na Agricultura? José Martins foi ainda questionado pela a juventude se for exonerado agora qual o legado que deixaria para esta juventude e o povo, também lhe foi colocada outra questão!Se da maneira como esta dirigir a Província com ódio, rancor, perseguição e vingança se teria coragem de viver na Província depois de ser exonerado.
Uma outra questão que lhe foi colocada porque é que o Governador nomeia para os Municípios somente Administradores natos na maioria do C.Cuanavale, uma vez que tanto no Partido como no Governo temos quadros provenientes de toda Angola e por sinal Competentes! Na sua locução atrapalhada em resposta dizia que ele é filho do Cuando Cubango e não vai ser exonerado e até porque o PR João Lourenço é seu amigo pessoal e por esta razão é único Governador na Historia do País que conseguiu convencer em arrastar o PR visitar a Província 4 vezes simultâneo, e a juventude também questionou-lhe qual é o beneficio palpável que as visitas do Chefe de Estado trouxeram a Província?
OJovem Governador não conseguiu responder, das outras questões respondida vagamente tentou culpabilizar o atraso de alguns projectos alegando que a falha é do Governo Central os jovens categoricamente repeliram para não manchar o Governo Central, ja esta percebido que o Sr. Governador gosta de procurar o culpado nos seus fracassos. José Martins frustrado com o insucesso do encontro com a juventude está perseguir todos os jovens que intervieram no debate da forma critica, e está de zangas com o Líder do CPJ Miguel Tchissingui considera-o de ter traído pelo facto de ter convocado a franja dos jovens com uma visão lúcida. Recentemente José Martins entrou em colisão com o Bispo da Diocese de Menongue,devido a um terreno adjacente as 12 casas por de trás da Paróquia da Diocese de Menongue,porque o jovem Governante alega ser o proprietário do espaço.Em pouco tempo de Governação,uma pergunta que não se quer calar:Como José Martins conseguiu colocar o terreno em seu nome pessoal? O Bispo da Diocese de Menongue disse a José Martins que prove que o espaço é dele. O Bispo de imediato accionou o Vaticano junto do seu Departamento de Infra-estrutura para enviar para Angola o Croquis de localização que Certificará que o espaço apropriado pelo Governador e Primeiro Secretário do Cuando Cubango é PatrimôniodaIgreja Católica. Há rumores a nível da Cidade que José Martins apropriara-se de uma Residência Protocolar nas 12 casa bem ao lado do Governo Provincial.
O político do MPLA bate-se no peito que após a sua exoneração aquele imóvel registado no Ministério das Finanças como Património do Governo Provincial do Cuando Cubango é a sua casa pessoal Oficial, enquanto que residência esta abandonando no Bairro Tucuve. É esse tipo de Governante que Angola precisa? PGR e IGAE junto o Ministério das Finanças apuram com maior rigor a situação desta residência nas 12 porque todos nós temos conhecimento que é Património do Estado como é que um singular usa o Poder para se apropriar dele? Hoje o Cuando Cubango além de se tornar palco animador de conflitos, interpessoal, fofocas, tribalismo e regionalismo e divisão entre as etnias promovido pelo próprio Governador José Martins Membro do Bureau Politico do CC do MPLA.
De um lado a província também tornou-se palco de corrupção absoluta,onde ninguém Puni e ninguém aconselha ninguém,porque todos estão arrolados no jogo do interesse dos dinheiros dos projectos do PIIM do Governo Provincial, das quotas das Administrações Municipais,principalmente do combate a pobreza e do sector da Saúde onde o Hospital Geral do Cuando Cubango é sem dúvida a torneira que jorra dinheiros públicos que enchem os bolsos da Elite.O Hospital provincial dos tuberculosos virou mina de ouro de amigos e de famílias em pouco tempo que foi elevado na quota mensal de 4 milhões para 50 milhões, tudo ocorre aos olhos aberto do Governador desinteressado.
A sociedade aconselha que a melhor forma de acabar com o cancro da corrupção do Hospital Geral do CC, é desanexar da tutela do Governo Provincial, transferir para a tutela do Ministério da Saúde. Os Administrador transformaram as sedes Municipais administrativas em centros financeiros onde alguns Administradores vão fazendo as dívidas de um por dois com os empresários para beneficio próprio, quando quota mensal atrasa as administrações entram em abandonos em moscas. Socorro Camarada PR João Lourenço!