Uma delegação da Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) localizou, ontem, na Jamba, antigo bastião de Jonas Savimbi, duas valas comuns com restos mortais de membros da UNITA.

Os trabalhos, que arrancaram na segunda-feira, respondem às solicitações dos familiares, que pretendem dar um enterro condigno aos seus ente-queridos e obterem as certidões e certificados de óbito.

A delegação foi encabeçada pelo coordenador da subcomissão de Segurança, Logística e Infra-estruturas da CIVICOP, Fernando Garcia Miala, e integrou técnicos do subgrupo médico forense, localização e inumação e da Comissão de Averiguação e Certificação de Óbitos das Vítimas dos Conflitos Políticos (CAVICOP).

De acordo com o coordenador da CAVICOP, Israel Nambi, a actividade é sequência de outras já realizadas noutras localidades, a pedido das famílias, para localizar as ossadas dos seus parentes mortos naquela localidade, e insere-se no processo de reconciliação nacional.

Para o subgrupo médico forense, será um trabalho com um certo grau de sensibilidade, tendo em conta o facto de a maior parte dos corpos ter sido carbonizado em fogueiras.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *