O primeiro secretário do MPLA em Luanda, Manuel Homem, defendeu, sábado, na capital, um papel mais actuante da parte dos militantes das diversas estruturas da organização, no sentido de contribuírem para o reforço da grandeza e liderança política do partido.
O apelo foi feito no Complexo do Futungo II, no distrito com o mesmo nome, município do Talatona, durante a abertura da II Reunião Provincial Metodológica sobre a organização no trabalho do partido, num evento orientado pelo secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.
“Devemos fazer deste encontro um momento de profunda introspecção sobre o percurso que traçamos até ao presente e para onde devemos caminhar no sentido de garantir o melhor para todos os cidadãos desta nossa província e, consequentemente, a consolidação da liderança política do MPLA”, sublinhou.
Face às dificuldades no exercício das actividades político-partidárias, económicas e sociais vigentes, Manuel Homem enalteceu o trabalho dos quadros responsáveis e dirigentes do partido, da OMA e da JMPLA, em Luanda, que tudo têm feito para manter funcional e organizada a organização.
Defendeu a necessidade do reforço do trabalho político-ideológico, com a capacitação dos militantes, sobretudo os que ingressam pela primeira vez, para que possam enfrentar os desafios futuros, tendo domínio da “vida interna do partido, marketing-político, estatutos, gestão das redes sociais e mobilização de novos amigos e militantes”.
Com a duração de um dia, participaram do encontro membros da Comissão Executiva Provincial, de municípios e distritos, com a finalidade de aperfeiçoar matérias ligadas à organização, mobilização, organizações sociais e sociedade civil, política de quadros, antigos combatentes e veteranos da pátria. Os participantes receberem ainda informações sobre o domínio a área digital, assuntos políticos e eleitorais, Administração e Finanças, organização urbana, entre outros assuntos.
REFORÇO DA CIDADANIA NO BIÉ
O chefe de Departamento para os Assuntos Políticos, Económicos, Eleitorais e Sociais do Comité do MPLA na província do Bié, António Filipe, defendeu, ontem, o reforço da educação para a cidadania, visando a preservação da paz.
Ao discursar na VIII Reunião Ordinária da JMPLA, o político disse ser fundamental que se continue a elevar os níveis de cidadania da juventude, para permitir que tenham maior envolvimento no resgate dos valores morais, éticos, cívicos, culturais e patrióticos, assim como na consolidação da demoraria.
Segundo António Filipe, é importante que o militante da JMPLA aposte na luta contra o tribalismo e outros males socialmente condenáveis, para além de respeitar as opiniões contrárias, os bens públicos e o meio ambiente.
Exortou aos militantes da organização juvenil do MPLA no sentido de continuarem a apoiar as políticas do Executivo angolano, principalmente, na vertente do esclarecimento aos demais jovens sobre as medidas de retirada gradual da subvenção aos combustíveis, com realce para a gasolina. Lembrou que, até ao momento, mais de quatro mil 762 cartões de subvenção à gasolina foram entregues, aos operadores de táxi e mototaxistas da província do Bié, que lhes permite continuar a pagar o preço de 160 kwanzas, contra os 300 em vigor, com o objectivo de assegurarem a normal circulação de pessoas e bens. A reunião, presidida pelo primeiro-secretário da JMPLA do Bié, Alfredo Capitango, analisou, entre outros assuntos, a situação interna da organização.
SENSIBILIZAÇÃO DE TAXISTAS NA CIDADE DE MALANJE
Uma campanha de sensibilização dos taxistas e mototaxistas sobre a retirada gradual da subvenção do preço da gasolina arrancou, ontem, em Malanje, numa iniciativa do Comité Provincial do MPLA. O gesto visa esclarecer as razões da decisão do Executivo, para que se evite desinformações e especulações sobre a medida e travar a tendência do aumento da corrida do táxi.
Enquadrada no âmbito da directiva “Eme em Movimento”, a iniciativa vai ser desenvolvida até ao final do mês de Julho e envolve militantes dos Comités de Acção do Partido (CAP).
O ponto de partida foi o bairro Carreira de Tiro, onde membros do Secretariado da Comissão Executiva do partido se desdobraram em acções de esclarecimento, sob orientação do segundo secretário do Comité Provincial, Nelo de Carvalho.
No final da actividade, a secretária do Departamento de Informação e Propaganda do MPLA, Ema Massunga, considerou que a medida vai permitir incrementar novos investimentos em infra-estruturas sociais, em prol do bem-estar dos angolanos.
Fez saber que a contínua subvenção da gasolina aos taxistas, mototaxistas e a outros segmentos produtivos visa garantir cada vez mais robustez à economia nacional. Por esse facto, apelou aos operadores de táxi a abster-se da especulação de preços, assim como a continuar a licenciar os seus meios, para que recebam os cartões de subsídio. Actividade idêntica foi realizada pela JMPLA no bairro da Maxinde.