No passado dia 10 de Outubro, o governador da província de Luanda, Manuel Homem procedeu com a exoneração dos seguintes administradores municipais: Rui Josefo Duarte, exonerado do cargo de Administrador Municipal de Talatona. Nelson Lopes Funete, exonerado do cargo de Administrador Municipal de Icolo e Bengo e Tomás Bica Mumbundo, exonerado do cargo de Administrador Municipal do Cazenga.
POR: A JUSTIÇA
A saga das exonerações do governador Manuel Homem não se limitou aos administradores municipais, tendo abrangido também alguns administradores dos distritos urbanos e administradores municipais adjuntos recém nomeados, como foi o caso da exoneração do administrador adjunto do município de Luanda e outros quadros do governo provincial, conforme a nota de imprensa publicada pelo Gabinete de Imprensa do Governo Provincial de Luanda.
Conforme o 99Noticias fez referência em matéria já publicada, os administradores ora exonerados estão envolvidos em atos criminais de roubos e desfalques milionários do dinheiro público. Segundo as fontes do 99Noticias a instrução dos processos de responsabilidade criminal corre os seus trâmites junto da Procuradoria-Geral da República e a detenção dos envolvidos pode ocorrer a qualquer instante.
De salientar que atos similares aos crimes praticados no município do Talatona, Icolo e Bengo e Cazenga, também estão visíveis no município de Cacuaco, Viana, distrito urbano do Zango, Nova Vida, Sambizanga, assim como o grave estado de abandono em que se encontra o município do Kilamba Kiaxi, o que leva a crer a continuidade da atuação seletiva por parte do governador provincial de Luanda.