O secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, assegurou, sábado, em Benguela, que o partido que sustenta o Governo está atento ao que se passa à sua volta e continua a trabalhar para dar solução aos problemas da população.
POR: A JUSTIÇA
Falando à margem do encontro com os militantes no final da visita de três dias à província, Muandumba disse que o MPLA é o partido que governa e tem a experiência necessária para com os muitos quadros que o apoiam debelar os problemas do país e que afligem as populações.
O político considerou fundamental responsabilizar cada militante pelo papel que tem na governação, destacando os desafios nos vários sectores, assegurando que o MPLA luta pelo bem-estar do povo.
Gonçalves Muandumba defendeu que é importante colocar à disposição dos jovens ferramentas para que possam desempenhar bem o seu papel nos vários domínios da vida política, económica e social. “O MPLA é uma certeza que se renova e esta palavra de ordem encerra um conjunto de elementos, um dos quais a renovação. Por isso, há necessidade de preparar aqueles que nos vão suceder nos vários níveis”, sublinhou.
O secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Organização e Inserção na Sociedade exortou os antigos dirigentes da JMPLA a continuarem a dar o seu contributo para a promoção e formação ideológica aos novos militantes, com vista à consolidação e engrandecimento das fileiras do partido.
Falando no encontro de trabalho com os antigos líderes da JMPLA na província de Benguela, naquele que foi o último acto da visita de ajuda e controlo de três dias, Muandumba disse que os militantes da JMPLA devem doar-se pelas causas comuns dos angolanos e nunca se servirem dos cargos para a obtenção de vantagens pessoais em detrimento da grande maioria da população.
O dirigente referiu que a essência da JMPLA não pode ser desvirtuada, pois, tal como no passado, os militantes devem continuar a trabalhar voluntariamente, sem qualquer interesse ou esperar por benefícios. Para o político, é importante participar na consolidação da paz, da unidade nacional, da reconciliação e do fortalecimento do partido.
“Somos, sem dúvida alguma, quer em Benguela, quer em qualquer outra província do país, o partido mais enraizado no povo angolano”, sustentou o secretário, afirmando que o MPLA é o partido mais experiente e com muitos quadros capazes de debelar as situações mais adversas.
Para Gonçalves Muandumba, o MPLA é uma “grande família e deve continuar a trabalhar com convicção e sem procurar interesses materiais ou outros benefícios”, disse, recordando Lúcio Lara, que dizia que “o mais importante é ser militante e não ser ministro”.
O dirigente entende que o apelo deve ser no sentido de fazer permanecer ou retornar à mística do MPLA, sublinhando que o mais importante é ser militante e não lutar pelos cargos, já que estes “passam, mas a militância fica”.