O número de vítimas mortais do trágico acidente, ocorrido na tarde de quarta-feira, na Serra da Leba, Estrada Nacional 280, que liga as províncias da Huíla e Namibe, subiu de 15 para 23.

O sinistro ocorreu quando um autocarro com cerca de 46 passageiros embateu contra um camião ao tentar realizar uma ultrapassagem e caiu no precipício. O socorro às vítimas, logo após o sinistro, favoreceu a intervenção das equipas médicas do Hospital Central do Lubango, o que permitiu que quatro dos 14 internados recebessem alta hospitalar.

As buscas continuam no local do sinistro e tudo indica que as vítimas podem aumentar pelo facto de não se saber o número exacto de passageiros transportados pelo autocarro. Familiares no local afirmaram que para ter acesso à viatura, cada passageiro efectuava o pagamento na porta e entrava imediatamente no veículo.

Uma equipa de reportagem do Jornal de Angola deslocou-se ao local da tragédia, tendo apurado que até às 11h00 do dia de ontem, foram resgatados oito corpos de adultos que se encontravam presos no autocarro, actualmente localizado numa distância de aproximadamente 650 metros de altitude.

Várias equipas dos Serviços Nacionais de Bombeiros, da Direcção Provincial da Saúde, técnicos da empresa transportadora PAUFIL, familiares e voluntários continuam a envidar esforços no sentido de remover outros possíveis cadáveres que se encontram nos escombros.

O Comissário Bombeiro José Pedro Catraio disse que a operação de resgate está a ser feita com dificuldades    devido ao local em que o autocarro caiu, os arbustos de várias espessuras e a distância em que se encontram os veículos de socorro.

O responsável disse que o posicionamento do veículo sinistrado está a dificultar o trabalho dos técnicos de várias áreas. “Estamos a fazer o resgate de forma manual, porque é impossível movimentar máquinas para a remoção do veículo e determinar o que está a baixo dos escombros.

O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, e o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Namibe, Abel Kapitango, visitaram, na tarde de ontem, os sinistrados que se encontram sob cuidados médicos e manifestaram total apoio institucional às vítimas e às famílias enlutadas.

Homenagem da Assembleia Nacional

Reunidos, ontem, em sessão plenária, os deputados da Assembleia Nacional prestaram homenagem às vítimas do acidente de viação, com a observância de um minuto de silêncio, e manifestaram solidariedade às famílias enlutadas, endereçando sentidas condolências.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *