O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, apelou, esta segunda-feira, aos países desenvolvidos para duplicarem os recursos destinados ao financiamento ao desenvolvimento, que tem um défice de quatro biliões de dólares e “está a afogar-se”.

“O financiamento é o motor do desenvolvimento e, neste momento, esse motor está a afogar-se”, disse António Guterres, na abertura da IV Conferência Internacional para o Desenvolvimento da ONU, em Sevilha, Espanha, onde estão reunidos representantes de 192 dos 193 países da organização, incluindo mais de 60 chefes de Estado e de Governo.

O secretário-geral da ONU realçou que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, acordada pela comunidade internacional, “está em perigo” e dois terços das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão atrasados.

“Alcançá-los requer uma inversão de mais de quatro biliões de dólares por ano”, acrescentou, citado pelo Notícias ao Minuto, sublinhando que esta “não é só uma crise de números”, mas de pessoas “que passam fome” ou crianças sem acesso a vacinas ou a educação.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *