A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, participou, quarta-feira, em Maputo, na homenagem colectiva aos heróis moçambicanos, no quadro das celebrações dos 50 anos da independência daquele país lusófono.

Uma nota de imprensa citada pela Angop informa que o acto, decorrido no Monumento aos Heróis Moçambicanos, foi presidido pelo Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, e contou com a presença de dignitários de vários países convidados, entre os quais o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como os antigos Presidentes moçambicanos Armando Guebuza, Joaquim Chissano e Filipe Nyusi.

A delegação angolana, chefiada pela líder do Parlamento, Carolina Cerqueira, em representação do Presidente da República, João Lourenço, é integrada pelos deputados Ruth Mendes e Manuel Augusto,para além da embaixadora de Angola em Moçambique, Jovelina Imperial.

A presença da presidente da Assembleia Nacional nas celebrações representa o reforço dos laços históricos, políticos e diplomáticos entre Angola e Moçambique, dois países unidos por uma trajectória comum de luta pela independência, cooperação bilateral e integração regional.

A deslocação insere-se nos esforços do Estado angolano em consolidar as relações com países da África Austral, promovendo a solidariedade e o intercâmbio parlamentar e institucional.

Celebrações no Estádio da Machava

Os moçambicanos assinalaram ontem o 50.º aniversário da Independência Nacional numa cerimónia solene no Estádio da Machava, em Maputo, o mesmo local onde, há meio século, Samora Machel proclamou a independência do país do domínio colonial português.

Durante o seu discurso o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, sublinhou a importância de preservar as conquistas alcançadas ao longo dos 50 anos de independência, como forma de honrar os heróis da luta de libertação nacional.

Apelou à união dos moçambicanos em torno do desenvolvimento do país e do bem-estar dos cidadãos, destacando os sinais de crescimento económico e social alcançados graças ao esforço colectivo do povo moçambicano.

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *