A delegação eclesiástica, composta por 44 peregrinos angolanos em missão religiosa e cultural, que se encontrava retida em Tel Aviv, Israel, na sequência das tensões no Médio Oriente, chega, quarta-feira, 18, a Luanda, soube o JA Online.
De acordo com informações avançadas pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a missão religiosa chegará às 12 horas no vôo da Ethiopia Airlines.
Os peregrinos, adianta a mesma fonte, serão recebidos pelo Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
Importa recordar que, num comunicado tornado publico, no último sábado, o MIREX avançou que face à recente escalada de tensão que opõe Israel e o Irão “está a acompanhar de forma atenta e contínua a evolução da situação no terreno, em estreita coordenação com a Embaixada de Angola e as autoridades israelitas competentes”.
De acordo com o MIREX, a comunidade angolana residente em Israel é composta, actualmente, por 46 cidadãos, 16 dos quais do corpo diplomático e familiares, e 30 cidadãos dos quais 20 adultos e dez crianças.
No documento, o Ministério das Relações Exteriores assegurou, ainda, que está a providenciar toda a assistência consular e institucional necessária aos cidadãos angolanos residentes em Israel, tendo manifestado solidariedade.