O primeiro-secretário nacional da JMPLA, Justino Capapinha, destacou, sábado, em Luanda, o papel fundamental da mulher na construção de Angola, reforçando o compromisso da organização juvenil do MPLA com a promoção da igualdade de género.
A declaração foi feita durante o colóquio promovido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) sobre “O papel da mulher na luta pela a Independência nacional”.
Justino Capapinha sublinhou a necessidade de reconhecer e preservar o legado das mulheres que, ao longo da história, contribuíram para a emancipação e desenvolvimento do país.
“A mulher sempre fez parte da história de Angola em todos os momentos da sua afirmação como pátria, e é por isso que a JMPLA também organiza as suas próprias Jornadas Março Mulher, incentivando a jovem mulher a actuar na política, na economia e em todas as esferas da sociedade”, afirmou.
Mulheres na JMPLA
Na ocasião, Justino Capapinha assegurou que a JMPLA tem dado espaço à participação feminina em cargos de liderança, exemplificando com a presença de uma mulher como segunda secretária do Comité Nacional da organização. O primeiro-secretário da JMPLA reconheceu que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados.
“A jovem mulher angolana precisa continuar a investir na sua formação académica e técnico-profissional, é a única via para alcançar novos patamares e garantir um papel activo no desenvolvimento do país”, destacou.
Ao encerrar a intervenção, o líder da JMPLA deixou uma mensagem de esperança e incentivo às mulheres angolanas: “Esta luta não é só das mulheres. É de todos nós. Aos homens, cabe compreender que, ao lado das mulheres, podemos construir um futuro melhor. Às jovens, encorajo que continuem a lutar pelos seus direitos e a capacitar-se. Contem com a nossa força para juntos alcançarmos um desenvolvimento sustentável para Angola”, disse.