O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, sexta-feira, uma visita à central de reaproveitamento de resíduos em Paris, capital da França.
A indústria, propriedade da SUEZ, presente no mercado angolano num projecto que fornecerá água potável a mais três milhões de habitantes em Luanda, é um exemplo de valorização de resíduos com aplicação de tecnologia avançada no processo de reaproveitamento dos materiais descartados no quotidiano das famílias.
A central de reaproveitamento de resíduos representa o princípio da economia circular, recolocando no circuito de consumo o que parecia definitivamente perdido de material descartado por organizações empresariais, fábricas, entre outros. De acordo com o responsável da SUEZ, a fábrica visitada pelo Presidente da República, João Lourenço, a maior de França e da Europa, representa uma unidade de valorização de resíduos.
“É uma fábrica operada pelo Grupo SUEZ, desde 2011, muito potente, que trata mais de 700 mil toneladas de lixo por ano. A nossa vontade é levar essa experiência para Angola e conversamos isso com o senhor Presidente Lourenço, porque nos podemos preparar para levar essa tecnologia para Angola”, esclareceu Pierre Pauliac, durante a visita de João Lourenço às instalações da gigantesca indústria de reaproveitamento do lixo.