A Polícia Fiscal Aduaneira deteve, esta segunda-feira, 16 pescadores por supostamente terem sido encontrados a pescar junto a uma plataforma petrolífera, localizada no município do Soyo, na província do Zaire.

Os acusados foram levados a tribunal, para julgamento sumário, por crime de violação das normas marítimas e desobediência, segundo o director Nacional Adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional.

O subcomissário Mateus Rodrigues informou que foram apreendidas 16 embarcações das 50 que foram encontradas a pescar junto à plataforma petrolífera, sendo que as demais, colocaram-se em fuga, devido à presença da Polícia Nacional. 

Adiantou que os pescadores por norma, devem pescar a 96 milhas da plataforma petrolífera e não a quatro milhãs, como foi o caso, agravando a situação, pelo facto de os pescadores terem amarrado as embarcações, com uma corda, num dos tubos de transporte de combustíveis da plataforma.

Por seu turno, o director para Área de Produção da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Rui Afonso, afirmou que pescar junto a plataforma petrolífera, representa uma grave violação das normas marítimas na medida em circulavam com gasolina, fogareiro, correndo risco de incêndio, perda de vidas humanas. 

Partilhe Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *